Atendimento:

(49) 3525 0492

WhatsApp:

(49) 99948-5471

O que são lentes de contato dental?

Início - Blog

27 NOV 2018

Muitos pacientes  nos perguntam sobre as  lentes de contato dentais, sobre como funcionam e o que são.

Na verdade as lentes de contato nada mais são do que lâminas de porcelana, também chamadas de facetas e que são extremamente finas e que são coladas sobre a superfície do dente para modificar sua forma e cor, objetivando uma melhora estética do sorriso. O termo "lente de contato" apenas faz referência às lentes oftalmológicas pelo fato de serem extremamente delgadas.

O que os pacientes que desejam esse tipo de tratamento precisam saber é que as espessuras de desgastes dentários necessárias para a confecção destas lâminas variam imensamente de caso pra caso. Em sua grande maioria, os dentes necessitam de algum tipo de desgaste dental para poder realizar a colagem da lâmina de modo que fiquem com aspecto natural e saudável. 

Outro detalhe importante são as indicações para esse tipo de tratamento. A principal indicação das lentes de contato é para casos em que a estrutura dentária do dente já se encontra bastante restaurada, desgastada ou escurecida, destoando dos demais dentes que envolvem a área estética.  Assim, a análise precisa ser feita de maneira cautelosa e profissional, para que não sejam executados desgastes em dentes naturalmente sadios, evitando tratamentos invasivos e desnecessários.  Por ser um tipo de tratamento que está bastante em alta, é bastante comum observarmos tratamentos realizados sem a devida indicação, condenando  dentes íntegros e saudáveis em dentes artificiais, apenas para atingir um padrão de beleza que muitas vezes não é natural.

Quando corretamente indicadas, as lentes de contato, facetas ou  laminados cerâmicos funcionam muito bem, alcançando-se uma excelente estética com  durabilidade. A recomendação que fazemos sempre é que o paciente tire todas as suas dúvidas, conhecendo as vantagens e principalmente as desvantagens do tratamento antes de se submeter a ele. Profissionais de confiança darão a melhor resposta para o seu caso.

Prof. Dr. Cassius Rebelatto  -Especialista e Doutor em Implantodontia, Mestre em Odontologia, Professor de Prótese Dentária - UNOESC.