Início - Blog
Toda cirurgia, seja para a extração de um dente, seja para a colocação de um implante, enxerto ósseo ou mesmo uma cirurgia gengival, necessitam cuidados semelhantes. O que varia, normalmente, de caso para caso é a medicação que é específica para cada situação.
Portanto, para maior conforto e recuperação pós-operatória, é fundamental que sejam seguidas todas as recomendações quanto aos medicamentos que devem ser ingeridos.
Compressas com bolsas de gelo são ótimas para controlar o edema e dor e elas devem ser aplicadas de 15 em 15 minutos sobre o local operado, não devendo passar de 24 horas de uso.
O uso de enxaguantes pode ser realizado, entretanto é contra-indicado bochechos fortes sobre o local, apenas enxágues leves. Os antissépticos indicados para o cuidado pós e pré operatórios são o Periogard e o Malvatricim.
A higienização é fundamental para uma boa cicatrização, devendo-se cuidar apenas em não traumatizar a área cirúrgica. A alimentação deve ser fria, líquida e pastosa nas primeiras 48 horas, retornando aos poucos aos alimentos quentes e sólidos.
O pico do edema (inchaço) se dá normalmente dois dias após a cirurgia, sendo absolutamente normal que isso ocorra. Além de inchaço, manchas escuras podem ocorrer, embora isso não represente problema. Para diminuir os hematomas, pode ser utilizado sobre o local o Hirudoid gel, 3 a 4 vezes por dia. Apenas febre alta é considerado anormal, devendo-se entrar em contato com a clínica se isso ocorrer.